A pesquisa avaliou os produtos e serviços mais admirados em 41 categorias e levantou nomes como Uber, Smart Fit, Visa, Mastercard e Coca Cola no ranking geral desta edição
Enquanto IFood é considerada a marca que mais ajudou o carioca durante a pandemia da Covid-19, a Havaianas é eleita mais uma vez como a marca que tem mais a cara do Rio de Janeiro, segundo a 12ª edição da pesquisa Marcas dos Cariocas, feita pelo jornal O GLOBO em parceria com a TroianoBranding. O estudo, que identifica as marcas de produtos e serviços mais admiradas pelos cariocas em 41 categorias de negócios, foi divulgado nesta quinta-feira, 16 de dezembro, na publicação especial encartada no jornal e também no site do GLOBO. Além disso, a pesquisa está disponível pela primeira vez na versão digital do Valor Econômico.
Pela segunda vez consecutiva, a Uber liderou o ranking geral e foi líder nas dimensões qualidade, respeito, identidade e evolução, enquanto a Smart Fit conquistou o primeiro lugar na dimensão preço, garantindo a segunda posição do ranking. Visa, Mastercard e Coca Cola também fazem parte do TOP 5.
“É interessante notar que entre as marcas vitoriosas temos uma combinação de marcas desse nosso novo mundo digital, online e high-tech e também de marcas do ‘velho mundo’, do mundo físico, high-touch, do olho no olho. É como se nós consumidores sempre precisássemos desses dois lados. Talvez isso nos ensine que o mundo não é só digital, e também não é só físico, mas é feito dessa integração: até por que, nós seres humanos precisamos integrar esses mundos nas nossas vidas, e o ranking mostra essa bela composição entre as marcas ganhadoras” declara Cecilia Russo Troiano, diretora geral da TroianoBranding.
Assim como na edição anterior, o estudo contou com as categorias especiais “marcas que mais ajudaram os cariocas na pandemia do Covid-19”, tendo como vencedora o IFood, e “marcas mais admiradas por seu trabalho social durante a pandemia”, tendo O Boticário em primeiro lugar pela segunda vez. Já a Natura liderou a categoria “marcas que mais respeitam o meio ambiente” e a Samsung foi considerada a marca que mais respeita o consumidor.
A edição deste ano ainda trouxe uma novidade: leitores do GLOBO puderam participar da primeira fase do levantamento respondendo um questionário on-line sobre suas marcas preferidas. No total, foram 2168 entrevistas, com o intuito de identificar as marcas dentro de cada categoria. Já na segunda fase, que possui o objetivo de construir o ranking por categoria, 2.165 entrevistados apontaram qual marca está mais associada a cada dimensão, respeitando a distribuição das variáveis sexo e idade da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, com base nos dados fornecidos pelo IBGE.
“Chegamos à 12ª edição da pesquisa Marcas dos Cariocas reforçando a opinião dos leitores do GLOBO, que participaram em uma fase preliminar respondendo a um questionário on-line sobre suas marcas preferidas. Além disso, vale ressaltar a importância do reconhecimento das marcas pelo público, especialmente em tempos difíceis como os que todos nós passamos” destaca o Diretor de Negócios Multiplataforma da Editora Globo, Marcelo Lima.
Os cariocas entrevistados avaliaram as marcas em cinco dimensões: qualidade (oferece produtos e serviços de qualidade), preço (vale o que custa), respeito (respeita o consumidor), identidade (combina comigo) e evolução (está sempre se renovando).
Confira abaixo o resultado do Marcas dos Cariocas 2021:
– ACADEMIAS DE GINÁSTICA
- Smart Fit
– APARELHOS DE CELULAR E TABLET
- Samsung
– APLICATIVOS DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO
- Uber
– ARTIGOS ESPORTIVOS
- Nike
– AUTOMÓVEIS (FABRICANTES)
- BMW
– BANCOS
- Itaú
– CAFÉ
- Pilão
– CARTÃO DE CRÉDITO
- Visa
– CERVEJA
- Brahma
– CLÍNICAS E HOSPITAIS PARTICULARES
- Grupo D’Or
– COMPANHIAS AÉREAS
- GOL
– COMPUTADORES
- Samsung
– COSMÉTICOS
- O Boticário
– ELETRODOMÉSTICOS
- Samsung
– EMPRESAS DE TURISMO
- 123 Milhas
– ESCOLA DE IDIOMAS
- Cultura Inglesa
– FARMÁCIAS
- Drogaria Pacheco
– FAST-FOOD
- Mc Donald’s
– HIGIENE PESSOAL
- Johnson & Johnson
– IMÓVEIS (CONSTRUTORAS)
- MRV
– LOJAS EXCLUSIVAS DE MÓVEIS E DECORAÇÃO
- Rio Decor
– MARCAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS VARIADOS PARA O DIA A DIA DOS PETS
- Pedigree
– MARCAS MAIS ADMIRADAS POR SEU TRABALHO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
- O Boticário
– MARCAS QUE MAIS AJUDARAM OS CARIOCAS NA PANDEMIA DE COVID-19
- IFood
– MARCAS QUE RESPEITAM O CONSUMIDOR
- Samsung
– MARCAS QUE RESPEITAM O MEIO AMBIENTE
- Natura
– MARCAS QUE SÃO A CARA DO RIO
- Havaianas
– MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO RIO
- SBT
– MODA FEMININA
- C&A
– OPERADORAS DE CELULAR
- Vivo
– OPERADORAS DE TV POR ASSINATURA
- Sky
– PLANOS DE SAÚDE
- Unimed Rio
– POSTOS DE COMBUSTÍVEL
- BR Petrobrás
– PROTETOR SOLAR
- Sundown
– REFRIGERANTES
- Coca Cola
– RESTAURANTES
- Outback
– SEGUROS
- Porto Seguro
– SHOPPING CENTER
- BarraShopping
– SITE DE COMPRAS
- Mercado Livre
– SORVETES
- Nestlé
– SUPERMERCADOS
- Guanabara
– UNIVERSIDADES PARTICULARES
- PUC-RJ