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O produto surgiu no Japão e está completando 85 anos, mantendo o propósito do cuidado preventivo da saúde dos consumidores ao redor do mundo

Criado com objetivo de contribuir para uma vida mais saudável de milhões de pessoas no mundo, o Leite Fermentado Yakult é considerado um alimento com alegação de propriedades funcionais pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), porque colabora com a saúde intestinal. O produto surgiu no Japão e está completando 85 anos, mantendo sua relevância no cuidado preventivo da saúde dos consumidores ao redor do mundo.

Como surgiu 

No início do século XX, o índice de mortalidade por infecções bacterianas no Japão devido à escassez de alimentos e ao saneamento básico precário era alta. Sensibilizado com esta situação, o médico e sanitarista japonês Minoru Shirota iniciou pesquisas com bactérias intestinais, pois acreditava que um intestino sadio poderia prevenir doenças e, consequentemente, manter a longevidade.

Em 1930, após inúmeras pesquisas, o Dr. Minoru Shirota selecionou uma espécie de lactobacilos capaz de resistir à acidez do estômago e chegar vivo, em grande quantidade, ao intestino. Essa cepa foi batizada com o sobrenome do seu descobridor: Lactobacillus casei Shirota. Assim, em 1935 nasceu o Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota, com o objetivo de promover o equilíbrio da microbiota intestinal de pessoas de todas as idades. 

O Leite Fermentado Yakult foi o primeiro produto com microrganismo probiótico a ser lançado no mundo e é o carro-chefe da multinacional japonesa em nível global. O produto é consumido diariamente por mais de 40 milhões de pessoas no planeta – dados de 2018. A marca Yakult está presente em 40 países e regiões, em cinco continentes.

Curiosidades da marca

  •     A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult por dia e é uma das mais modernas da companhia no mundo.
  • Cada frasco de Leite Fermentado Yakult (tradicional) contém cerca de 16 bilhões de Lactobacillus casei Shirota. Já o Yakult 40 e Yakult 40 light contêm cerca de 40 bilhões desses microrganismos.
  • A Yakult possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies) – 35 mil no Japão e 47 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil.
Atsushi Nemoto – Presidente da Yakult do Brasil

O portal Marcas Mais entrevistou o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, para saber mais sobre a marca Yakult.

Marcas Mais: Qual o propósito da marca e como ela busca comunicar este para os funcionários e consumidores?

Atsushi Nemoto: A Yakult nasceu com o objetivo de contribuir para a saúde das pessoas. A filosofia do nosso fundador é seguida até os dias atuais e norteia todas as ações da companhia: ‘Nós contribuímos para uma vida saudável e alegre das pessoas do mundo inteiro, com base em pesquisas contínuas da Ciência da Vida’. Nosso compromisso com os consumidores ao redor do mundo se reflete na qualidade dos nossos produtos, que são fabricados com a mais alta tecnologia e seguindo as mais rígidas normas internacionais de segurança. Assim, a Yakult está continuamente trabalhando para tornar a vida mais saudável e o consumidor cada vez mais satisfeito.

Marcas Mais: Qual a importância do mercado brasileiro para a marca Yakult?

Atsushi Nemoto: O Brasil foi o primeiro país fora da Ásia a receber uma fábrica da Yakult – a terceira no mundo, inaugurada em 1968 na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista ­– e o País continua sendo importante para os negócios da nossa empresa. Tanto é que o Complexo Industrial inaugurado em 1999 em Lorena, no interior de São Paulo, já foi ampliado duas vezes e passa por um novo processo de modernização de instalações e equipamentos, que deverá estar concluído em 2023. O complexo brasileiro é a única unidade fabril da Yakult na América do Sul. A maior parte dos produtos é direcionada para atender o mercado nacional e uma pequena parcela é exportada para o Uruguai. 

Marcas Mais: Como a marca está se comunicando em período de pandemia em que o consumidor busca fortalecer o sistema imunológico?

Atsushi Nemoto: Nosso lema é a Medicina Preventiva – que segue o conceito do Shirotaísmo –, porque acreditamos que a saúde intestinal é fundamental para a imunidade e, consequentemente, para a longevidade, como preconizava o nosso fundador. Neste momento de pandemia, procuramos seguir com as atividades tomando todos os cuidados recomendados pelas autoridades para proteger a vida e a saúde de nossos colaboradores, mas também para cumprir a responsabilidade de continuar entregando os produtos para nossos consumidores. O principal foco da nossa comunicação é orientar os consumidores para ingerirem Leite Fermentado Yakult com o probiótico Lactobacillus casei Shirota todos os dias, para auxiliar na prevenção de doenças.

> Imagens abaixo: Artes de comunicação criadas pela agência Rái, trazem a importância do consumo diário do produto.

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