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Considerada uma das maiores especialistas em acabamentos para construção, a ABC da Construção, está reinventando sua história e o mercado, fato que vem atraindo grandes investidores e possibilitando sua rápida expansão

A ABC da Construção, rede especializada em acabamentos para construção, tem revolucionado o setor, por meio de aplicações constantes em tecnologia, marketing e logística, tem chamado a atenção do mercado e da mídia nos últimos meses. A empresa fechou três grandes patrocínios com times de futebol: Flamengo, campeão carioca e atual campeão brasileiro; Atlético Mineiro, campeão mineiro; e São Paulo F. C., campeão paulista. Além disso, vem recebendo investimentos recorrentes, como o último: de R$ 103 milhões da Duratex. A FIR Capital e a Redpoint eventures, gigantes do Venture Capital, também são outros investidores no empreendimento.

História

Há 64 anos, Lucio Moura, avô de Tiago Moura Mendonça, atual CEO da ABC, fundou a empresa. Moura começou a empreender no ramo da construção civil, depois tornou-se sócio de uma empresa do segmento e, por fim, transformou a empresa em que tinha a sociedade na ABC da Construção.

Em 2006, Mendonça assumiu a presidência da ABC e a reinventou. Em sua gestão, desejava maior escalabilidade. Para alcançá-la, desenvolveu um modelo de lojas sem estoque, com apenas um showroom: as guide shops, que tornaram o negócio replicável. Neste período, a empresa adotou o sistema de franquias.

Em 2010, com o intuito de profissionalizar ainda mais a marca, Mendonça decidiu buscar um sócio externo e optou pelo Venture Capital. Assim, aconteceram os primeiros aportes na ABC. Há poucos anos, por exemplo, a Redpoint eventures tornou-se sócia da marca. No mesmo ano, o empresário se tornou um Empreendedor Endeavor, para nos anos seguintes também participar do Conselho da Endeavor.

Expansão

A principal região de atuação da ABC é o Sudeste, onde a marca tem aplicado um agressivo plano de expansão, que está ligado ao patrocínio dos times de futebol, por exemplo. Hoje, a ABC conta com 160 lojas no total. A expectativa é continuar fomentando o empreendedorismo local, um dos principais objetivos da marca, que oferece todo o suporte para que os sócios operadores locais possam se reinventar.

Inovação 

A ABC da Construção é adepta do modelo omnichannel e possui um ecossistema todo digitalizado no entorno de suas lojas. Este modelo de negócios permite que os franqueados tenham escala e, ao mesmo tempo, flexibilidade para se adaptarem a diferentes realidades, ampliando a capacidade de atendimento, ao mesmo tempo em que fortalecem o relacionamento local com pedreiros, mestres de obras e arquitetos.

A empresa é pioneira na digitalização do setor de construção civil. Considerada uma das principais construtechs brasileiras, possui uma plataforma digital prioritária, que apresenta para o cliente, por meio da percepção de prateleira infinita, todo o mix de produtos, com mais de 20 mil itens. Assim, o consumidor pode acessar imagens e informações completas de todos os produtos disponíveis, sem que estes estejam necessariamente expostos na loja, o que lhe dá maior segurança durante a compra. Bem como um sistema de logística proprietário e inovador: todas as entregas são feitas por eles mesmos de maneira sustentável, envolvendo atitudes diversas, como ter Centros de Distribuição movidos a energia solar.

Comunicação 

A marca passou a investir mais agressivamente em sua comunicação este ano e parte das suas intensas ações de marketing também envolvem o investimento na aceleração da inauguração de novas unidades franqueadas desde julho de 2020, quando fecharam uma rodada de investimentos de R$ 125 milhões com capital próprio, dos sócios e dos fundos Spectra, Fir Capital e Redpoint e Ventures. O objetivo é alcançar mil lojas nos próximos anos. A rede de lojas da ABC é muito capilarizada, encurtando a distância entre o fornecedor e o cliente final. O posicionamento da marca neste sentido é muito claro: foco em entregar tudo com rapidez, algo pouco comum no setor. 

Os acordos com o Flamengo e com o Galo preveem a exposição da marca da empresa no calção do uniforme do futebol masculino profissional até dezembro deste ano. No caso do Galo, na parte frontal dos shorts. Já o contrato com o São Paulo define que a logomarca da ABC estará estampada na parte de trás do calção do futebol masculino e nas mangas do futebol feminino até janeiro de 2023. Além disso, a logo também pôde ser vista nos uniformes do time masculino de basquete do SPFC, durante a final da NBB (Novo Basquete Brasil), que foi realizada no dia 27 de maio.

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