Blog

kamay-ventures-divulgacao (1)

A empresa criou uma plataforma com sensores IoT (Internet das Coisas) para evitar cortes na cadeia de refrigeração, coletar e analisar dados dos consumidores

A Kamay Ventures, fundo multicorporativo de investimento regional, anunciou investimento na startup argentina Sensify que criou uma solução inovadora, compatível com todos os tipos de refrigeradores e freezers, baseados em IA e BigData. A tecnología da empresa evita perdas de alimentos devido a cortes na cadeia de refrigeração, obtém dados sobre os consumidores nos pontos de venda, calcula reposição de estoque e prevê a procura.

“A Sensify permite que marcas de grande consumo saibam o que acontece com seus produtos refrigerados quando chegam aos pontos de venda e, também, qual é o comportamento de seus clientes. Estamos contentes com a atuação da empresa e esperamos que continuem trazendo um diferencial nas diversas etapas da cadeia de suprimentos”, afirmou Antonio Peña, Sócio-Diretor da Kamay Ventures.

Cortes repentinos na cadeia de refrigeração, devido a falhas em equipamentos ou perda de energia, geram enormes perdas de mercadorias para a indústria de alimentos e bebidas. Estima-se que aproximadamente 30% do abastecimento alimentar global seja desperdiçado devido a este problema, resultando em perdas econômicas significativas e comprometendo a qualidade dos alimentos.

Este cenário, somado à paixão pela tecnologia, levou os irmãos Eugenio e Federico Harraca, juntamente com seu sócio Matías Cottone, a fundar a Sensify. Juntos criaram uma plataforma baseada em IoT (Internet das Coisas) com muita tecnologia para solucionar em larga escala uma das principais fragilidades das marcas de alimentos e bebidas.

A Sensify é uma solução 360° dentro de todo o ciclo de vida de refrigeradores e freezers. O sistema envolve desde o fabricante até o consumidor final que busca um produto no ponto de venda, na temperatura certa.

A startup possui acordos comerciais com os principais fabricantes do setor e utiliza diversos dispositivos de hardware para coletar informações. As opções vão desde sensores fixos até módulos de visão que podem reconhecer as marcas e tipos de produtos mais procurados, entender os consumidores, seu humor e medir a intenção de compra em cada supermercado ou loja.

“Sabemos que o consumo de energia na cadeia de refrigeração dentro dos pontos de venda, também é um problema global, por isso desenvolvemos um sistema baseado em IA que pode induzir, automáticamente, cada refrigerador a alterar o seu regime de funcionamento de acordo com o ritmo de venda por dia e por hora”, explicou Eugenio Harraca, cofundador da Sensify.

Neste sentido, o empresário acrescentou que, uma vez detectado um problema, as soluções são automaticamente ativadas. Toda a arquitetura tecnológica é desenvolvida para poder monitorar mais de 1 milhão de refrigeradores, todos os dias, a cada 15 minutos.

A funcionalidade mais utilizada pelos principais clientes é o Commercial Insights, que oferece dados valiosos para aprimorar campanhas de marketing em tempo real, reposicionar equipamentos de refrigeração dentro dos pontos de venda e entender quais produtos vender em cada localidade.

Atualmente, possuem clientes no México, Colômbia, Uruguai, Chile, Bolívia e Argentina. Além disso, planejam crescer no Brasil no longo prazo e continuar fortalecendo sua presença no México.

Quanto à injecção de capital que receberam da Kamay Ventures, Harraca sustenta que, para a Sensify, o fundo regional é um investidor estratégico porque não só lhes permite continuar a crescer, mas também porque é um ajuste valioso devido ao alvo e perfil dos seus clientes. A Sensify acaba de anunciar o encerramento de sua rodada inicial pré-seed junto com outros investidores estratégicos de grande reputação.

Com o capital recebido, a startup argentina, que já trabalha com o Grupo Arcor, buscará consolidar sua expansão regional e impulsionar o crescimento de seu produto por meio da incorporação de novas funções.

Este é o terceiro investimento da Kamay Ventures com soluções IoT depois de Ruedata e Wiagro e esta é a quinta startup a ser adicionada este ano ao portfólio, que é composto por outros 12 projetos como: Auravant, Weebe, INI, Zippin, Kilimo, BACU , Aerialoop e Altscore.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia