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Empresa segue modernizando sua produção e pensando em novas soluções para os consumidores

O Pastifício Selmi, responsável pelas marcas Renata, Galo e Todeschini, completa 136 anos de fundação, fortalecendo sua trajetória de inovação, tradição e qualidade por meio da diversificação de suas linhas e criação de novos produtos que acompanham as necessidades e tendências do consumidor. Essa postura garante que a companhia, fundada em 1887 pelo imigrante italiano Adolpho Selmi, esteja presente entre os líderes do segmento alimentício e nos lares das famílias brasileiras.

Recentemente, a Selmi lançou novos produtos que trouxeram mais diversidade ao seu portfólio como as linhas de macarrão orgânico, sem glúten, biscoito integral e o azeite orgânico, tendo como destaques o Cream Cracker de Fermentação Natural e o macarrão Veggie Protein (contendo 20g de proteína por porção), que foram os primeiros no mercado brasileiro. A busca por alimentos mais saudáveis tem aumentado ao longo dos anos, movimentando em média R$181,6 bilhões no Brasil, o quarto mercado mais promissor, de acordo com o levantamento recente do Euromonitor International.

Os números do relatório Brasil Food Trends indicam uma expansão de 12,3% ao ano. Marcelo Guimarães, diretor comercial da Selmi, destacou que a empresa tem entre seus princípios manter a tradição, mas sem perder o foco no comportamento do mercado e nos desejos do público. “As nossas marcas são reconhecidas por sermos uma das poucas empresas centenárias em operação e pela qualidade dos nossos produtos. Buscamos sempre estar à frente em inovação para oferecer em primeira mão o que identificamos como novas tendências. Isso representa um diferencial importante e eleva a satisfação dos consumidores”, comentou o diretor.

Infraestrutura e expansão

A Selmi continua expandindo a infraestrutura e tecnologia de suas instalações para atender às demandas. O principal exemplo é o novo moinho, localizado em Rolândia, no Paraná, e um moderno centro de distribuição com capacidade para 29 mil posições pallet.

“Nós estamos fazendo sucessivos investimentos com foco sempre no desenvolvimento de produtos para os clientes. O moinho trará um impacto positivo em toda a cadeia de processos”, comentou Guimarães.

Nos últimos anos a empresa também avançou na robotização da sua planta fabril de Sumaré, no interior de São Paulo. Atualmente, a fábrica, em Sumaré, possui cinco transelevadores em operação, o que permite que todo processo, desde a produção até o transporte para os pontos de venda, seja realizado de forma totalmente automatizada gerando maior agilidade e melhor controle de qualidade.

Outro marco recente da Selmi foi a aquisição da marca Todeschini, em 2021, outra centenária de massas e biscoitos do Paraná, ampliando o portfólio dos produtos e contribuindo para consolidar a posição da empresa como a maior fornecedora na região Sul do país, de acordo com o Ranking Nielsen de 2022, que aponta os movimentos das cestas de varejo e revela os fornecedores que mais se destacaram.

Sustentabilidade

Desde 2019, as fábricas da Selmi nas cidades de Sumaré (SP) e Rolândia (PR) utilizam caldeiras de biomassa para gerar parte da energia térmica que vai para suas linhas de produção. Com investimentos e equipamentos de alta eficiência e tecnologia na geração de energia limpa, em 2022, mais de 8 mil toneladas de CO² não foram lançadas na atmosfera, um recorde positivo. A Selmi possui também sistemas de tratamento de efluentes industriais que removem mais de 95% da carga poluidora em suas duas unidades fabris, com uma tecnologia baseada no Sistema de Gestão da Produção Sustentável (SGPS).

A otimização do uso da água é outro destaque nos investimentos voltados para a sustentabilidade. Realizada em todos os setores da empresa, a Selmi buscou soluções para aumentar a produção utilizando uma menor quantidade de água, pensando sempre no meio ambiente e na sociedade. Considerando os últimos dez anos, a redução alcançou um patamar de 24%.

Segundo Marcelo Guimarães, todas essas iniciativas demonstram o compromisso da Selmi em atualizar os processos sempre pensando em uma boa gestão dos recursos naturais para um desenvolvimento sustentável. “Muitos desses sistemas são pouco usados em indústrias alimentícias, o que destaca a Selmi como pioneira na redução de impactos ambientais e na preservação de recursos naturais no setor”, comentou.

Responsabilidade Social

A empresa realiza diversas ações em prol da população, especialmente das regiões onde as plantas fabris estão localizadas. Atualmente, existem mais de 250 instituições cadastradas no projeto de doação de retalhos que foram contempladas com mais de 113 mil toneladas de macarrão.

Há mais de 25 anos, a Selmi também adotou uma política para doação de produtos para entidades sem fins lucrativos, principalmente da região de Campinas, onde está localizada uma das fábricas. Com o passar dos anos, esta contribuição evoluiu, se estendendo para até Paraná e Minas Gerais. Atualmente, a doação mensal está estimada em 12.500 kg de macarrão.

Apoio ao esporte

Na área do esporte, a marca Renata apoia diferentes modalidades, com os patrocínios da equipe masculina do Vôlei Renata de Campinas e do time de vôlei feminino de Vinhedo, disponibilizando a estrutura para a manutenção de equipes competitivas e o incentivo para os atletas juvenis.

Em 2023, através da marca Renata, a Selmi se tornou a mais nova patrocinadora da Liga de Basquete Feminino, contribuindo para o desenvolvimento da modalidade no país. “O incentivo ao esporte é um dos pilares da Selmi. Já temos parcerias consolidadas com outros esportes e agora é a vez do basquete. Sabemos da força e representatividade que possui a LBF e isso com certeza fortalece a visibilidade de nossa marca. Apostamos em uma parceria de sucesso”, destacou Marcelo Guimarães.

Premiação

Todas essas ações geraram o reconhecimento dos consumidores, que elegeram a Selmi como a melhor empresa do segmento de massas no quesito de satisfação do cliente, por meio do prêmio MESC (Melhores Empresas em Satisfação do Cliente). A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto MESC, parceiro do Google e especialista em comportamento do consumidor, através de uma metodologia de gestão da experiência do cliente, onde é possível gerenciar dados para obter uma visão completa das opiniões coletadas.

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