Campanha parte da expressão popular ‘O Brasil não é para amadores’ e inclui ação de merchandising, experiências interativas em São Paulo; e a mídia out of home no Rio de Janeiro
Para celebrar a Retrospectiva Spotify 2022, lançada na última quarta-feira, 30 de novembro, a agência Soko criou uma campanha para o Spotify que incluiu uma ação de merchandising no SBT com Aracy Wolf e Márcia Fernandes – conhecida como Márcia Sensitiva; o Playground Spotify, uma instalação inédita na Avenida Paulista, em São Paulo; e a Sequencial da Sentadona, uma ode às sentadas mais icônicas dos artistas cariocas em mídia out of home instalada em pontos de ônibus no Rio de Janeiro.
“Partindo do ponto de vista de que ‘o Brasil não é para amadores’, depois de um ano tão complexo e cheio de acontecimentos, a ideia é que a retrospectiva materialize essa frase, refletindo toda a intensidade que foi ser brasileiro em 2022”, explica Luiz Mastropietro, Creative Data Leader na Soko.
Aracy Wolf, mais conhecida como ‘Aracy da Top Therm’ e Márcia Fernandes, a Márcia Sensitiva, foram as estrelas do episódio especial do programa Casos de Família que foi ao ar no dia do lançamento da Retrospectiva Spotify 2022. Em um quadro especial, Márcia Fernandes analisou tuítes reais de momentos de 2022. A Sensitiva comentou sobre o comportamento das pessoas diante dos acontecimentos musicais, incentivando o público a abraçar suas próprias “vergonhas sonoras”. Tudo foi amarrado por um merchan icônico da Aracy, que até parou de falar da Top Therm para falar sobre a retrospectiva.
A maior capital do País recebeu o Playground Spotify no último fim de semana na Avenida Paulista, em frente ao Shopping Cidade São Paulo, no bairro Bela Vista. Com temática inspirada neste momento tão aguardado pelos usuários para jogar e se divertir também fora da plataforma, a instalação inédita abrigou espaços interativos relacionadas aos momentos mais marcantes da música no Brasil em 2022, incluindo paredão de pôsteres, caça-palavras de 54m2, entre outras brincadeiras dedicadas aos artistas L7NNON, Anitta e Jão, em memória aos hits Desenrola, Envolver e Idiota que deram o que falar neste ano.
Por fim, a capital carioca recebe uma ode a um dos termos mais presentes nas músicas mais tocadas no ano. Em um levantamento feito pelo jornal O Globo, em julho, ‘sentadas’ e flexões como ‘sentadona’, ‘sentadinha’, ‘sentar’ foram palavras que mais apareceram em 131 composições que estiveram nas 50 primeiras posições no Spotify no Brasil. A Sequencial da Sentadona compõe, até dia 12 de dezembro, uma mídia out of home em pontos de ônibus no Rio de Janeiro como forma inusitada de relembrar os artistas que sentaram de vez em 2022.