O Facebook anunciou um novo produto para expandir os recursos no bate-papo por vídeo, trata-se do Messenger Rooms, uma ferramenta para iniciar hangouts virtuais com até 50 pessoas e permitir que amigos entrem em contato com você sempre que quiserem. A empresa ainda dobrou a capacidade de videochamadas no WhatsApp de quatro para oito pessoas, adicionando videochamadas ao Facebook Dating e adicionando novos recursos de transmissão ao vivo ao Facebook e Instagram.
O CEO Mark Zuckerberg disse em entrevista para o site The Verge, que os novos recursos de vídeo foram construídos de acordo com a mudança da empresa em criar mais ferramentas de mensagens privadas.
“A presença de vídeo não é uma área nova para nós”, disse ele. “Mas é uma área na qual queremos aprofundar e se encaixa no tema geral, que é o de que estamos transferindo mais recursos da empresa para focar na comunicação privada e nas plataformas sociais privadas, em vez de apenas nas tradicionais mais amplas. Portanto, esta é uma boa mistura: estamos construindo ferramentas no Facebook e no Instagram que ajudam as pessoas a encontrar grupos menores de pessoas para depois terem conexões mais íntimas e poder ter sessões privadas. ”
As mudanças ocorrem quando a pandemia global força centenas de milhões de pessoas a ficar em ambientes fechados e a confiar em ferramentas digitais para quase todo o trabalho, escola e lazer. Mais de 700 milhões de pessoas estão fazendo chamadas no Facebook Messenger e WhatsApp todos os dias.
Mas os concorrentes também estão aumentando. O Zoom, que começou como uma ferramenta simples para videoconferência comercial, passou de 10 milhões de usuários em dezembro para mais de 300 milhões hoje.
Sobre o Messenger Rooms
De todas as novidades anunciadas, o Messenger Rooms é a grande aposta para para competir com serviços como Zoom. Segundo o Facebook, a novidade estará disponível nos produtos da empresa em todo o mundo nas próximas semanas, permitirá que até 50 pessoas participem de uma ligação. O criador da sala pode decidir se está aberto a todos ou bloqueá-lo para impedir a entrada de convidados não convidados. Você poderá iniciar uma sala no Messenger e no Facebook para iniciar. Mais tarde, os quartos chegarão ao Instagram Direct, WhatsApp e Portal. Os hóspedes podem entrar em uma sala, independentemente de terem uma conta no Facebook.
Enquanto estiver em uma sala, você pode brincar com os filtros de realidade aumentada do Facebook ou trocar seu histórico da vida real por um virtual. Alguns fundos oferecem vistas de 360 graus de locais exóticos, disse a empresa. E uma nova lista de filtros de RA ajudará a iluminar salas escuras ou a aparências dos usuários.
As chamadas de sala não são criptografadas de ponta a ponta, mas o Facebook diz que não visualiza nem ouve as chamadas. O criador de uma sala pode remover os participantes a qualquer momento, e as salas onde o comportamento ilícito está ocorrendo podem ser denunciadas ao Facebook.